sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Quem somos?!





SOMOS O ESPAÇO CULTURAL “NOSSA BIBLIOTECA”!!!


Bem, inicialmente, queremos nos apresentar:
Nós somos um grupo que se une no mesmo sonho: Ver a nossa comunidade feliz. Bem sabemos a realidade de nosso bairro, e tudo que fazemos parece pequeno frente a tantos desafios que nos são colocados, seja para conseguir alimentação, seja para ter saúde, seja para ter lazer, seja para ter emprego, seja mesmo para ter um amigo ou amiga. Mas persistimos e há mais de 23 anos estamos na luta.
Nossas atividades são variadas. Mas nem sempre foi assim! No início era só a biblioteca, atendendo às pesquisas escolares e emprestando livros e que hoje continua inclusive sendo o nosso principal trabalho.
Para o Espaço Cultural "Nossa Biblioteca" andar, contamos com voluntários que também não deixam de sonhar. Não é fácil, hoje em dia, convencer pessoas para atuarem de forma voluntária. Ainda mais numa Entidade que não tem vínculo com Igrejas ou Partidos políticos. É preciso termos muito bem definido o que somos e o que queremos. Temos os nossos princípios. Ajudar aos fracos e oprimidos? Também. Mas não somos filantropos. Acreditamos que a “chave para a felicidade” seja a ação coletiva, a partir de objetivos comuns. A nossa missão é organizar o Povo; é permitir o acesso ao conhecimento; é recuperar a história do bairro; é construir cidadania; é fortalecer princípios como justiça, solidariedade, fraternidade; enfim, dar sentido a palavra esperança. É isto que nos alimenta, e permite a nossa caminhada. O desafio de transformar a realidade das nossas crianças, dos nossos jovens, dos nossos idosos e idosas e de qualquer um que vive além de si próprio. Entre no nosso sonho e venha fazer parte do meu, do seu, do nosso Espaço Cultural "Nossa Biblioteca".





“NOSSA BIBLIOTECA” – ONDE TUDO COMEÇOU!
A “Nossa biblioteca” existe há mais de 23 anos. Ela nasceu a partir da necessidade de um local onde as pessoas pudessem fazer pesquisas, ler e emprestar livros.
Com o passar dos anos, a procura por ela aumentou bastante – o que não é por menos, o Guamá é super populoso, e nós somos a única biblioteca popular do bairro. Portanto, o espaço que tínhamos se tornou pequeno. Foi preciso construir outro maior, e neste estamos até hoje.
A procura continua grande, principalmente por parte das crianças e adolescentes tanto que é comum ficarem pessoas em pé fazendo pesquisa ou lendo. Venha conferir qualquer dias desses!
Nós enfrentamos muitas dificuldades para continuar oferecendo este espaço à comunidade. Para você ter uma idéia, os livros que temos foram todos doados, muitos, portanto, estão defasados. Dependemos de voluntários e voluntárias que se dispõem a entrar na luta conosco. Tem o trabalho de catalogação, conserto e busca de livros, limpeza da biblioteca. Ufa! É um trabalhão! Não é fácil, sentimos isso, mas estamos firmes, somos uma referência para o bairro, e isso nos alimenta.
Atualmente temos em torno de quatro mil livros. O que temos em maior quantidade é a paixão pelo que fazemos, é de não deixar esse trabalho acabar. Às pessoas que vêm se escrever como usuários ou usuárias, pedimos uma colaboração mensal. Caso ela ou ele não tenha condições, sugerimos outras formas de colaborar. E você? Depois de nos conhecer, de que forma está pensando em nos ajudar? Tem muito para você fazer!!!


BIBLIOTECA
Mais um ano que está terminando e nós estamos de todas as formas dando sugestões para solucionar as nossas dificuldades em relação a “Nossa Biblioteca”, pois este espaço que atende a grande maioria dos estudantes do bairro continua com dificuldades para realizar as nossas atividades, não há voluntários suficiente para o atendimento das pessoas que nos procuram, a Biblioteca, e por conta disso, às vezes a mesma fica fechada. Este sonho parece estar se perdendo, mas nós ainda temos paixão. E acreditamos que quando queremos realmente uma coisa, ela acontece, mesmo que seja depois de muitas tentativas, e nós temos um sonho que é ver o bairro do Guamá com pessoas lendo, se informando, lutando pelos seus direitos, viajando no mundo da leitura. E é em nome desse sonho, apesar das nossas dificuldades, que continuamos acreditando que é possível termos uma biblioteca viva, onde todos tenham o prazer da leitura, sem ser uma obrigação escolar e sim uma fonte de vida, de inspiração.


CASA AÇAÍ
Uma fonte de vida nova. Ao contrário do que muitos pensam, a “velhice” não significa um final, pode até ser um recomeço...

Quando visitamos as famílias das áreas de ocupação Tucunduba, Pantanal e Riacho Doce, por ocasião da campanha contra a Fome e a Miséria pela Vida, ficamos cara a cara com a total situação de abandono que a terceira idade do nosso bairro se encontrava e alguns participantes nos disseram: “Vocês fazem muito para crianças e jovens, vocês não querem fazer algo para os idosos e idosas do nosso bairro?” Daí começou, sentimos que tínhamos mais um desafio pela frente: trazer a terceira idade para estar conosco, participando, lutando... E assim fizemos.
Em abril de 2000 inauguramos a “Casa Açaí”, ela significa uma extensão do “Espaço Cultural Nossa Biblioteca”. Foi uma festa linda! Para nós ela representa um marco na nossa caminhada. A Casa Açaí quer ser uma fonte de vida nova. Ela nasceu com o objetivo de proporcionar lazer, desenvolvimento, cuidado com a saúde e tudo mais que a terceira idade queira realizar.
A Casa Açaí quer resgatar e criar uma nova fase, com atividades e passatempos que foram deixadas para segundo plano por estas pessoas, muitas vezes devido a outras necessidades e responsabilidades quando mais jovens e até mesmo hoje, como ficar em casa, tomar conta dos netos, como vemos muitas vezes.
Ser um espaço em que eles possam vir, sentir-se bem, fazer o que lhes agradam, este é um dos objetivos da Casa Açaí.
A 3ª idade deve ser uma vida com auto-estima e felicidade, sem deixar que a solidão torne-se um problema que a atrapalhe.




TRABALHO DE RUA

Nós do movimento de rua, trabalhamos com as questões de políticas públicas. Nossa área de atividade está nas ruas. Com pequenas, mais importantes conquistas, procuramos ampliar a organização dos moradores elevando o nível de compreensão da comunidade quanto aos seus problemas e a sua cidadania. Estamos diretamente ligados às lutas da comunidade em geral. Por exemplo, a luta pelo PRONTO SOCORRO (assistência de emergência) no nosso bairro, para mais vagas nas escolas, água para o bairro, etc. Participamos também ativamente em campanhas nacionais como: Campanha contra a miséria e a fome em favor da vida, FORA COLLOR, em que o presidente perdeu o cargo, dentre outras.



CASA ECNB

Como estamos em uma sociedade onde os valores das coisas e das pessoas são medidos pela quantidade de dinheiro produzido como resultado desta ação, a natureza do trabalho que dá vida ao ECNB, ou seja, o voluntariado, necessita de um acompanhamento e de fortalecimento para que haja o reconhecimento das pessoas que dele participam de seu valor e que expressa uma condição de liberdade e opção por princípios que representam a grandeza da humanidade, como a solidariedade, a justiça, entre outros.
Esta situação, trouxe consigo suas próprias demandas de educação, reflexão e debates. Foi assim que nasceu a CASA ECNB.
A Casa ECNB é um local criado para proporcionar o desenvolvimento de atividades de formação, como também, de convivência onde se possa desenvolver capacidades tanto intelectuais e emocionais e que sirva para as relações do dia-a-dia dos membros do Espaço Cultural Nossa Biblioteca. Um local onde se desenvolva um espírito de amizade e companheirismo, para sermos um grupo e não só um conjunto de indivíduos. Um local onde se possa promover discussões sobre a preocupação, os interesses e dúvidas do momento, onde se desenvolva a capacidade de análise política e social.


Em nome de tudo isso, você que está lendo nosso blog, está convidado a construir conosco esse sonho, que é de todos.



Então vem... Entra na roda com a gente!!!

4 comentários:

Tereza Máximo disse...

Encontrei vcs heiiinnn???!!!!
Ficou bacana o BLOG!!
Também criei um (www.maximopsi.blogspot.com)
Deverei estar postando em breve, algo sobre o GUAMAZÔNICO e GUAMÁ EM REDE.
Precisamos anunciar as coisas boas que o nosso bairro tem.

Valeu galera ECNB !!!!

Ábia Costa disse...

Obrigada Tereza, estamos sempre por aqui ;)

Mariana Pinheiro disse...

Tereza vc é realmente o máximo, rsrsrs precisamos nos rever. Estou trabalhando no ECNB, vamos tomar um café? Penso que isso pode ser bom.

Rafael Lima disse...

E AS OFICINAS DE VIOLAO E O CANTO CENICO???????????? PQ QUE NAO SAI NENUMA NOTICIA SOBRE? ACHO QUE A CRIAN¢ADA DAS OFICNAS MERECEM, CERTO??????????

rafael lima