Aconteceu nos dias 21 e 22/11 no bairro do Guamá um encontro histórico que visava discutir o acesso democrático do livro e leitura na cidade de Belém, realizado pelo Polo de Leitura Resistência Guamazônica, que recebe apoio do Instituto C&A.
O I Seminário de Leitura "Belém cidade de leitores: Os desafios da construção do plano municipal do livro e leitura" alcançou aquilo que se propôs: levar o debate do livro e leitura às bases sociais e, principalmente, aumentar a rede participativa do processo de democratização do livro.
No auditório "Mário Barbosa", localizado na entidade social Lar Fabiano de Cristo, ocorreu o evento que teve presença massiva dos atores sociais da educação, população do bairro do Guamá e estudantes de diversas escolas do bairro.
Após o credenciamento houve a mesa de abertura, composta por representantes do Polo, Instituto C&A, Regional Norte do MinC, Fundação Cultural Tancredo Neves (CENTUR) e a consultora nacional do PNLL, Rosália Guedes.
Mesa de Abertura |
Cada um fez sua saudação ressaltando a importância de um espaço para a discussão sobre a leitura e sua disposição na construção do Plano Municipal do Livro e Leitura na cidade de Belém.
Logo após houve uma pequena palestra, ministrada por Volnei Canônica - Coordenador o Programa Prazer em Ler, e representante do Instituto C&A. Este falou sobre os entraves e avanços no âmbito de atuação do Programa para a iniciativa de um Plano Municipal.
No segundo dia, houve palestra com Rosália Guedes, do MinC, em que ocorreu e demonstração dos caminhos que devem ser percorridos para que o acesso ao livro seja democratizado.
Após grande debate ficou decidido que haverá uma reunião no dia 04/12/2013, às 18hs no Lar Fabiano de Cristo, para unir gestores em uma comissão para pensar a proposta do Plano.
Auditório "Mário Barbosa" lotado durante o seminário. |
Nós como sociedade estamos todos convidados a participar deste movimento, que visa a promoção do livro e leitura em nossa cidade.
A construção de uma cidade leitora depende de cada um de nós, pois o PNLL (e em decorrência o PMLL) é formado por Estado e Sociedade Civil. Precisamos construir um Plano participativo, em que todos os atores sociais façam parte deste movimento histórico que tem lutado por uma educação de qualidade, alcançada através da leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário