O Plano Nacional do Livro da Leitura é um conjunto de políticas públicas conjuntamente empreendido pelo Estado e pela Sociedade com o intuito de promover o livro e a leitura em nosso país. Atualmente é composto por mais de 500 projetos e programas de iniciativa de fomento da leitura.
O Plano existe desde 2006, é dirigido pelo Ministério da Cultura junto com o Ministério da Educação e segundo o site do mesmo o PNLL foi criado com "finalidade básica é assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento da cadeia produtiva do livro como fator relevante para o incremento da produção intelectual e o desenvolvimento da economia nacional."
Este ano a proposta da Deputada Fátima Bezerra da Frente Popular Mista do Livro e Leitura é que o Plano vire Lei. Esta proposta está sendo debatida no círculo popular para ser entregue a atual Ministra da Cultura Marta Suplicy.
Em Belém, através do Pólo de Leitura Resistência Guamazônica, está se organizando um Seminário de Leitura para discutir o assunto e criar propostas para que a cidade ganhe um Plano Municipal, o que é de extrema importância visto que o acesso ao livro ainda é elitizado.
Assim como o PNLL, nós do ECNB queremos a democratização do acesso ao Livro e Leitura, pois acreditamos que o livro é uma poderosa arma para construir cidadãos críticos e modificadores de sua realidade social.
Para tanto convidamos à tod@s que tenham interesse no assunto a se unir a nós nesta batalha.
Nos dias 21 e 22/11/2013 acontecerá no Lar Fabiano de Cristo (uma das entidades do Resistência) o I Seminário de Leitura: Belém Cidade de Leitores, a partir das 18hs do dia 21/11
Local: Rua Barão de Igarapé Miri, 527 - Guamá.
Referências:
Para saber mais sobre o PNLL clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário