segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Aniversário do Guamá





Ontem, domingo 07 de fevereiro de 2021,  como início  de nossas atividades  em comemoração  ao aniversário  do  Guamá foi lançado  o Jornal Guamá  Tricentenário.

Com notícias  sobre  a nossa história,  migrações  e um pouco  da diversiade sociocultural e territotial que vivemos.
E hoje, é  também  marcado como o dia simbólico  para comemorar o nosso aniversário distribuido pelas ruas junto com mascaras de tecido doadas pelo governo do estado.
 Nossa iniciativa articula outros movimentos do bairro, escolas, moradores e quem mais queira colaborar.
Estamos completando 293 anos (já que segundo os registros históricos em 1728 Theodoreto Soares Pereyra que recebeu estas terras de Sesmaria que correspondem as terras onde  é o bairro do Guamá).

E hoje, 08 De FEVEREIRO é  o dia que segundo estes registros oficializaram essa transação.  Marcando assim nosso aniversário. 

Nosso objetivo  maior é  articular culturalmente varias manifestações  e a população  para o nosso tricentenário.
O Guamá  é  um dos maiores bairros de Belém  e também  um dos bairros com maior concentração  habitacional e mesmo com todos os nossos movimentos pela melhoria  e bem estar da população, ainda temos muitas mazelas  e ausências  de políticas públicas. Ainda vivemos esses reflexos nas reproduções  de violências cotidianas, e no extermínio  da nossa população com chachinas combatidas  diuturnamente e mesmo com os distanciamentos causados pela pandemia.

  O Rio que Chora (Guamá) é  bairrro de amor, de musica, samba, de religiosidade,  de historias, de literatura e de amizades.

Neste dia, saudamos  nossos mais velhos e nossos mais novos. E comemoramos nossas vidas. E viva o Guamá!!

A primeira Edição do  Jornal Guamá  Tricentenário é  patrocinado por meio do projeto aprovado no Edital de Livro e Leitura da Lei Aldir Blanc e administrado pela secretaria de cultura estado do Pará. 

Texto: Sabrina Sousa 
Espaço Cultural Nossa Biblioteca 
Fone: 32495270


#TRICENTNÁRIODOGUAMÁ #BELÉM #ECNB 





Link para versão  em pdf para acesso:


https://drive.google.com/file/d/1ujJewGO09TOd9xpWswZiVV7HU8WUyr7Q/view?usp=drivesdk

Nenhum comentário: