quarta-feira, 7 de julho de 2021

O nosso Até breve, Madalena!

Hoje amanhecemos com a notícia da sua partida.  Para quem conhece nossa história e os mais antigos na biblioteca vai ouvir falar muito sobre quem foi e como era a Madalena, a Mada, que também era mãe de muitos e avó, nós sempre fomos incentivados a ter relações de respeito e a busca por conhecimento, pelas palavras, pela história, memória e a literatura e ternura. Temos muito a falar sobre como cada pessoa a via e se inspirava. Hoje trazemos um pouco sobre esses sentimentos compartilhados que temos sobre a Madalena. E quem Foi Madalena Westerveld.?





Madalena Westerveld.

Sonhadora e revolucionário com muitas palavras, foi uma mulher sábia que estava a frente do seu tempo, com uma sensibilidade que nos ensinou o significado da palavra Empatia. Religiosa, acreditou na juventude investindo em capacitação e formação das diversas formas que se possa imaginar, da religiosa à intelectual. 

Uma mulher  inesquecível que marcou a vida de muita gente, que inspirou a mudança e nos motiva até hoje, valorizando e ensinando o respeito e a reciprocidade, como ela sempre dizia "não seja robô, nunca esqueça da sua humanidade, nunca perca a sua sensibilidade isso que nos torna humanos".

Deu o ponta pé inicial na luta pela leitura levando seus filhos a seguir seus passos na continuidade da busca por um mundo mais democrático e fraterno. Criou junto com outras missionárias um espaço de leitura que hoje conhecemos como Espaço Cultural Nossa Biblioteca, construindo em conjunto um ideal de acessibilidade a leitura, a escrita, a literatura e artes como direito humano, um ideal que lutamos da década de 70 até hoje.


O ECNB é composto por muitas pessoas e nem todas a conheceram, mas hoje todos podemos dizer que a semente gera frutos.

Nosso sentimento de perda é único, se hoje fazemos com excelência é por uma missão semeada com esse amor e cuidado, e dizemos: Nossa Biblioteca está de  luto.





Nenhum comentário: